O lançamento do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) sofreu vários atrasos. Inicialmente, estava programado para ser introduzido em 2022, mas foi postergado para janeiro de 2023, e posteriormente para maio do mesmo ano.
No entanto, em fevereiro de 2023, a União Europeia anunciou o quarto adiamento para 2024, e agora, foi adiado mais uma vez para maio de 2025.
“Inicialmente esperávamos que o sistema se tornasse operacional até ao final deste ano ou, no máximo, no início do próximo ano. Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do Etias foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”, disse um oficial da União Europeia.
Entenda o ETIAS
O ETIAS é uma autorização eletrônica que será obrigatória para todos os viajantes que planejam visitar os países que fazem parte do Espaço Schengen, composto por 27 nações europeias, bem como Romênia, Bulgária, Chipre, Mônaco, San Marino e o Vaticano. Essa medida impactará aproximadamente 60 países cujos cidadãos atualmente têm acesso aos países do Espaço Schengen sem a necessidade de visto, incluindo o Brasil.
O principal propósito dessa medida é aprimorar os procedimentos de segurança e o controle de imigração, criando uma experiência regulamentada e segura tanto para os turistas quanto para os países que os recebem.
A autorização do ETIAS estará vinculada ao passaporte do viajante e terá validade de três anos, ou até o vencimento do passaporte, ou seja, o que ocorrer primeiro. Quando o viajante obtiver um novo passaporte, ele também necessita de uma nova autorização de viagem do ETIAS.
Quanto vai custar o visto?
Todo o processo de solicitação do Etias será realizado de forma on-line e irá custar 7€, o equivalente a cerca de 37 reais. O processo pode levar até 4 dias. Em alguns casos, se um viajante precisar fornecer informações adicionais, o processamento poderá levar até um mês. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos terão isenção de taxas.
Vale ressaltar que o Etias é uma concessão dada aos turistas provenientes de nações que não necessitam de visto para entrar na Europa. Essa permissão é específica para fins turísticos, viagens de negócios ou trânsito, com duração de até 90 dias.
O EES, no entanto, é um sistema informático automatizado para o registo de países terceiros. nacionais que viajam para uma estadia curta, cada vez que atravessam as fronteiras externas de países europeus usando o sistema. O EES substitui o carimbo do passaporte e automatiza os procedimentos de controle de fronteira, tornando as viagens para países europeus usando o EES mais eficientes para o viajante.
A implementação do ETIAS só pode acontecer cinco a seis meses após o lançamento do EES, de acordo com um porta-voz da Comissão Europeia.
Informações do Portal Travel Agent Central
Leia também: Agosto de 2023 é registrado pela ANAC como melhor em movimentação de passageiros
Siga nosso Instagram: @balityviagens