Em 2023, sob a gestão da Aena, o Aeroporto de Congonhas atingiu um feito notável ao ultrapassar os 22 milhões de viajantes, retornando ao volume de tráfego aéreo observado antes da pandemia.
Este número representa apenas uma diminuição de 0,5% em relação a 2019, ano anterior ao surto de Covid-19. Ao longo de 2023, houve 231,8 mil operações de voos, incluindo chegadas e partidas, com 185,6 mil desses voos sendo comerciais.
Aumento significativo no Aeroporto de Congonhas
O aumento significativo de atividades no segundo semestre de 2023 foi um fator-chave nesse sucesso, registrando um crescimento de 17% em relação ao primeiro semestre do ano e 8% acima do mesmo período em 2019. Isso sugere uma perspectiva mais positiva para a lotação dos voos em 2024, assumindo a continuidade dessa tendência de aumento de passageiros.
“Estamos observando uma tendência de alta no número de passageiros, com boas perspectivas para este ano. Os investimentos que a Aena fará no Aeroporto de Congonhas trarão uma melhor infraestrutura para as operações existentes e maior conforto aos clientes”, destaca Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil.
Julho se sobressaiu como o mês mais movimentado para o aeroporto, com um total de 2,1 milhões de passageiros. O dia com maior fluxo foi 11 de setembro, uma segunda-feira subsequente ao feriado de Independência do Brasil, com 81 mil passageiros. Em média, em 2023, o Aeroporto de Congonhas teve um fluxo diário de mais de 60 mil passageiros e 510 voos comerciais.
- Durante o ano, o aeroporto conectou 49 destinos nacionais. As rotas mais populares foram para Rio de Janeiro-Santos Dumont (3,6 milhões de passageiros), Brasília (2,3 milhões), Porto Alegre (2,2 milhões), Belo Horizonte (1,9 milhão) e Salvador (1,5 milhão).
- As companhias aéreas que operam em Congonhas incluem a Gol (44,4% do mercado), Latam (43,6%), Azul (10,9%), Voepass (0,9%) e Azul Conecta (0,1%).
Leia também: Universal Orlando revela detalhes das atrações musicais do Mardi Gras; confira!
Siga nosso Instagram: @balityviagens