A América Latina e o Caribe devem encerrar 2024 com um total de 773 milhões de passageiros no transporte aéreo, representando um crescimento de 5,5% em relação a 2023 e de 12,4% em comparação com 2019. Esses dados foram apresentados na Assembleia e Conferência Anual da ACI-LAC, realizada hoje.
Estima-se que o tráfego doméstico na região aumente 14% em 2024, enquanto o tráfego internacional deverá ter um crescimento de 6% comparado ao ano anterior. Em termos globais, o tráfego aéreo da América Latina e Caribe deverá corresponder a 8% do total mundial, previsto para atingir 9,5 bilhões de passageiros em 2024.
Para 2025, a expectativa é de um cenário positivo, com a projeção de 796 milhões de passageiros na região, representando um crescimento de 6,4% sobre 2024 e de 15,8% em relação aos níveis de 2019.
“Com o crescimento esperado do tráfego nos próximos anos, é fundamental que estejamos preparados para atender ao aumento de passageiros, aprimorando a infraestrutura dos aeroportos e construindo novas instalações. A ACI-LAC também está colaborando com a OACI para garantir que nossos aeroportos membros estejam certificados em infraestrutura e segurança, além de trabalhar junto aos governos locais para alcançar esses objetivos”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral da ACI-LAC.
A Assembleia também destacou os investimentos significativos em tecnologia realizados pelos aeroportos da região, visando não só facilitar as viagens, mas também aumentar a segurança nas operações aeroportuárias.
Leia também: G20: Latam redireciona voos de 11 mil passageiros do Santos Dumont para o Galeão
Siga nosso Instagram: @balityviagens