A Fraport Brasil está progredindo no projeto de reabilitação do Aeroporto Salgado Filho. Os trabalhos visam cumprir os prazos estabelecidos e garantir a retomada das operações de pouso e decolagem, seguindo todas as normas de segurança da aviação.
Avaliação e Planejamento
A concessionária apresentou ao Governo Federal um estudo de avaliação da pista do aeroporto, que ficou submersa por 23 dias, e uma projeção para a retomada das operações. Os resultados indicaram a necessidade de uma reconstrução parcial da pista de pouso e decolagem.
Retomada das Operações
Apesar dos desafios, a Fraport Brasil confirmou que a retomada parcial das operações no aeroporto ocorrerá em outubro, com 50 voos diários. Para isso, será necessário liberar 1.700 metros da pista, dependendo da rápida recuperação dessa parte da área.
Edgar Nogueira, COO da Fraport Brasil, afirmou: “Os trabalhos têm sido intensos. Traçamos com muita cautela e zelo este projeto, que vai avançando a cada semana. Em breve retomaremos a operação, conectando o Rio Grande ao restante do país e do mundo.”
Projeto de Recuperação em Três Fases
Devido à complexidade das ações necessárias, o projeto de recuperação do Aeroporto Salgado Filho foi dividido em três fases:
Fase 1: Limpeza e Avaliação de Danos
Esta fase, já concluída, envolveu a limpeza e avaliação dos danos. Especialistas realizaram diagnósticos com base em testes laboratoriais e ensaios não destrutivos.
Fase 2: Recuperação para Retomada de Operações
Prevista para encerrar em outubro, esta fase envolve a recuperação das áreas necessárias para a retomada das operações de pouso e decolagem:
- 1,3 mil metros de extensão da pista de pouso e decolagem (60 mil metros quadrados)
- 20 mil metros quadrados do Pátio 1 e a taxilane do Pátio 1
- Taxiways: D (16,3 mil metros quadrados), F (4,2 mil metros quadrados), M4 (2,2 mil metros quadrados)
Os trabalhos nesta fase começaram em 13 de julho com a fresagem da pista e estão em andamento em outras áreas, como taxiways e pátio, permitindo a retomada parcial das operações em outubro.
Fase 3: Recuperação Completa
A fase 3 começará em outubro nas áreas sem movimentação de aeronaves, garantindo que não haja interferência nas operações de pouso e decolagem. A recuperação do Aeroporto Salgado Filho incluirá:
- 1,2 mil metros quadrados de extensão da pista (53 mil metros quadrados)
- Taxilane Pátio 1 (Posições 01 a 05, 35,5 mil metros quadrados)
- Taxiways: D (11 mil metros quadrados), A (7 mil metros quadrados), C (12,6 mil metros quadrados), E (9 mil metros quadrados), M3 (2,9 mil metros quadrados), K (1,2 mil metros quadrados)
Serão realizados trabalhos de fresagem do pavimento para preparação para recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, conforme necessário. A recuperação completa da pista de 3,2 mil metros, incluindo taxiways e pátio, está prevista para dezembro.
Leia também: Valle Nevado terá semanas temáticas de vinho e bem-estar em agosto
Siga nosso Instagram: @balityviagens