A Alemanha decidiu reabrir as fronteiras para brasileiros que completaram o processo de imunização, a partir do último domingo, 22 de agosto. De acordo com as informações do Robert Koch Institut, o Brasil não está mais dentro da área de foco de variantes do coronavírus e se tornou agora simplesmente uma área de alto risco, permitindo assim a entrada de viajantes imunizados que tenham recebido vacinas que sejam aprovadas por lá.
De acordo com informações do site da Representação da República Federal da Alemanha no Brasil, a partir de domingo dia 22, as pessoas com processo de imunização completa contra o covid-19 e que receberam alguma das vacinas que constam na lista do site do Paul-Ehrlich-Instituts (PEI), em um primeiro momento, poderão voltar a viajar do Brasil com destino a Alemanha para visitas ou Turismo. Está prevista também uma ampliação que irá também abranger outras vacinas que tem um nível de proteção comparável assim que concluírem os testes (como por exemplo a CoronaVac, que ainda não está na lista).
No caso de já ter se passado pelo menos 14 dias da data da última dose da vacina ou do imunizante de dose única, os viajantes precisão realizar o registro digital de entrada e ter em mãos o comprovante de imunização. O documento poderá ser exigido pela Polícia Federal alemã ou então pela autoridade competente assim que o viajante passar pela fronteira. Aqueles que viajarem de avião precisarão apresentar os comprovantes à companhia aérea antes da viagem se iniciar.
Annette Taeuber, que dirige o setor de Vendas da Lufthansa para o Brasil, e que está neste momento na Alemanha, teve acesso a algumas informações e está esperando saber mais detalhes a respeito da medida. “Existe esta informação, porém ainda há detalhes a serem verificados, já pedi mais explicações. Além disso, vale dizer que tanto na Suíça quanto na Alemanha o comércio, hotéis e restaurantes estão funcionando normalmente”, contou a diretora.
Informações sobre as vacinas
São considerados completamente imunizados os passageiros que tenham recebido a vacina há no mínimo 14 dias e com as duas doses, ou a dose única a depender do caso. E as vacinas precisam ser aceitas pelo Paul-Ehrlich-Institut, sendo elas:
– BioNTech/Pfizer
– Moderna
– AstraZeneca
– Janssen/Johnson & Johnson
Os passageiros precisarão apresentar esse comprovante de vacinação na forma digital ou mesmo impressa, na hora do check-in. Esse comprovante precisa estar nos idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano ou Francês. Certificados em Português não serão aceitos, entretanto, é possível gerar uma versão em Inglês do certificado utilizando os aplicativos ConecteSUS ou Poupatempo Digital (SP).
O que deve constar no certificado
– Nome, sobrenome e data de nascimento do passageiro
– Data da vacinação e número de doses aplicadas
– Nome da vacina aplicada
– Nome da doença que a vacina imuniza
– Identificação da pessoa ou instituição que fez a vacinação ou pela emissão do certificado, contendo o logotipo ou nome da instituição
A parte disso, os passageiros precisarão preencher o formulário digital DEA – Digital Electronic Form.
Aqueles viajantes que sejam recuperados da COVID-19 e que já tenham recebido uma dose da vacina, também são considerados “totalmente imunizados”. Nestes casos, além do certificado de vacinação com uma dose recebida, é necessário também ter em mãos um resultado de teste positivo para a COVID-19, de forma impressa ou digital, que seja dos tipos PCR, LAMP ou TMA com data de emissão entre 28 dias e 6 meses antes do dia de entrada na Alemanha.
Os que ainda não completaram 12 anos de idade e que ainda não receberam a vacina estão autorizados a entrar na Alemanha, porém, desde que com a companhia de pelo menos um de seus pais que já esteja completamente vacinado.
Os outros passageiros continuam com restrições de entrada na Alemanha, exceto aquelas previstas em lei.
CONEXÃO
Desde o início do mês, os viajantes saindo do Brasil podem fazer trânsito na Alemanha em direção ao seu destino final. O que há de novo é que, com a mudança de categoria do Brasil que teve anúncio recentemente, passageiros saindo do Brasil voltam a ter permissão para realizar esse trânsito na Alemanha com destino final na China Continental a partir de 22 de agosto.
Leia também: Série da Anac mostra como funcionam os aeroportos
Siga nosso Instagram: @balityviagens