A aviação civil doméstica no Brasil experimentou o mês de agosto mais favorável em termos de movimentação de passageiros e demanda por quilômetros percorridos, desde o início do registro de dados do setor em 2000. Essas informações foram divulgadas na última atualização do Relatório de Demanda e Oferta, agora disponível para consulta no site da ANAC.
Em agosto de 2023, 8,2 milhões de passageiros pagantes viajaram no mercado doméstico, representando um aumento significativo de 12,8% em comparação com agosto de 2022. Além disso, a demanda por voos, medida em RPK (passageiros pagantes por quilômetro percorrido), registrou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em comparação com agosto de 2019, a movimentação de passageiros aumentou em 4,3%, enquanto a demanda cresceu 6,4%.
No que diz respeito à oferta de voos, medida em ASK (assentos-quilômetros oferecidos), houve um aumento de 5,5% em relação a agosto de 2022 e de 5,3% em relação a agosto de 2019.
Os dados monitorados pela ANAC continuarão a ser apresentados nessa base de comparação até o final de 2023. Confira o infográfico:
Leia também: Etias: visto europeu é adiado para maio de 2025
Siga nosso Instagram: @balityviagens