No último dia 04, o ministro dos Negócios Estrangeiros português anunciou que Brasil e Portugal estão discutindo a possibilidade de reduzir restrições de viagens entre os dois países.
“Começamos agora um trabalho juntamente com as autoridades brasileiras para entender em que condições e quando poderemos reduzir algumas restrições que hoje existem sobre passageiros que chegam a Portugal vindos do Brasil”, disse Augusto Santos Silva. O chefe da diplomacia de Portugal falou em entrevista coletiva, juntamente com o chanceler da Espanha, José Manuel Albares, que foi à Lisboa para uma reunião de trabalho.
Hoje, os passageiros que vêm do Brasil apenas podem ir à Portugal por motivos de estudo, humanitários, profissionais ou por questões familiares. E além disso, precisam apresentar teste negativo para Covid-19, além de cumprir quarentena.
Augusto Santos Silva falou que Portugal pode vir a “avaliar as restrições que estão válidas hoje” à medida que a situação da pandemia começar a evoluir de forma positiva em cada um dos países.
“Foi esse trabalho que começou no dia 30 de julho, entre Portugal e o Brasil, e que continuará depois de férias”, disse o ministro, quando recebeu questionamentos a respeito da diferença de critérios entre Portugal e Espanha em relação ao reconhecimento da certificação de vacinas contra a covid-19.
Portugal apenas reconhece a imunização que ocorreu com vacinas aceitas e aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento, ao passo que a Espanha segue o critério da Organização Mundial da Saúde, que inclui vacinas chinesas, como a CoronaVac além das indianas.
Leia também: Virgin Galactic começará a vender passagens para voos espaciais
Siga nosso Instagram: @balityviagens