Um evento que reuniu líderes do setor aéreo nacional, a AirConnected 2021 trouxe à tona a importância do avanço do processo de imunização para a retomada do setor. Os presidentes de companhias aéreas e os executivos das entidades que representam aeroportos afirmaram ainda que com a vacinação cada vez mais avançada, a aviação doméstica está ganhando forças para se recuperar aos poucos. A expectativa é que o mês de dezembro seja alcançado com 90% da oferta que havia antes da pandemia.
De acordo com Felipe Reis, da Iata (International Air Transport Association), o certificado internacional de vacinação é um assunto que causa preocupação. “É fundamental que o Brasil esteja bem alinhado com o que se aplica ao redor do mundo, por isso o foco agora é de construir o certificado de acordo com os padrões internacionais para que os brasileiros consigam viajar pelo mundo”, afirma.
Na opinião do presidente da Azul, John Rodgerson, a abertura de Portugal para os brasileiros é uma boa notícia, mas a grande notícia vai ser mesmo quando os Estados Unidos resolverem abrir as fronteiras para turistas brasileiros. “Em especial a Flórida”, afirmou ele. Na opinião dele, hoje temos a certeza de que a vacinação tem eficácia e que o Brasil está em melhor condição quando o assunto é imunização em relação aos Estados Unidos.
Dentro do segmento de ground handling, a retomada dos voos internacionais vai ser um passo muito importante para a recuperação dos serviços em solo. “Os mais importantes clientes das empresas de handling são as empresas aéreas de países estrangeiros que dão todo o suporte em solo para empresas especializadas como as nossas”, afirmou o presidente da Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo), Ricardo Aparecido Miguel.
Desde o último mês de julho, com o início da retomada dos voos, o setor de serviços em solo retornou a contratar profissionais para atendimento dos voos, tornando prioritária a recontratação dos que estavam temporariamente afastados.
O evento da AirConnected 2021 aconteceu na última semana e teve ainda como pauta temas como as mudanças e as lições que vieram com o período de pandemia.
Leia também: Peru reabre fronteiras para brasileiros imunizados ou com teste negativo
Siga nosso Instagram: @balityviagens