O Ministério das Relações Exteriores solicitou ao Palácio do Planalto o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para voos comerciais durante a Cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro.
O Ministério da Defesa determinou que apenas aviões oficiais e aeronaves transportando dignitários estrangeiros poderão operar na área vermelha, que é a zona de maior restrição de segurança. Qualquer aeronave que invadir essa área sem autorização será considerada hostil e poderá enfrentar medidas de policiamento do espaço aéreo.
O Itamaraty argumentou que o aeroporto está localizado dentro dessa área vermelha, que faz parte dos anéis de segurança planejados para o evento. O Museu de Arte Moderna, onde o presidente Lula, chefes de Estado e outras autoridades realizarão reuniões, fica próximo ao Santos Dumont.
O evento contará com a presença de mais de 50 autoridades estrangeiras, incluindo governantes e líderes de organizações internacionais. Para garantir a segurança, o Itamaraty sugeriu que os voos comerciais que normalmente pousariam no Santos Dumont sejam redirecionados para o Aeroporto do Galeão, situado a cerca de 20 quilômetros de distância.
Leia também: Gol anuncia suspensão de voos entre Guarulhos e Bogotá
Siga nosso Instagram: @balityviagens