Houve um aumento de 115% no mês de fevereiro deste ano, representando um aumento na demanda global por viagens aéreas internacionais e domésticas. Tais dados foram disponibilizados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), sendo divulgado no Brasil pela Abear.
Junto com a demanda, a oferta por vôos também foi agregada, havendo um incremento de 68% na comparação de 12 meses. Diferentemente do crescimento, a ocupação nos voos caiu aproximadamente 15%, sendo de 69,8% no mesmo período analisado. A guerra na Ucrânica, a qual se iniciou em 24 de fevereiro, não impactou nos níveis de tráfego aéreo, mesmo com o fechamento do espaço aéreo do país.
Direto da IATA, Willie Walsh, diz que a recuperação de viagens aéreas está ganhando força no momento em que os países, de diversas partes do mundo, elastecem as restrições em relação ao COVID-19. Já, locais onde as restrições persistem, ao invés de gerenciar a doença, possuem o risco de não tomarem parte nessa retomada, afetando as questões econômicas e sociais do país, deixando de se reconectar internacionalmente.
CARGAS
A demanda no mundo pelo transporte de cargas aumentou em 2,9%, em relação ao mês de fevereiro do ano passado, com uma oferta maior em 12%. O aproveitamento de aeronaves foi de 53%, indicando queda de 4,9% em relação ao mesmo período.
Leia também: Aumento de preço da bagagem despachada
Siga nosso Instagram: @balityviagens