Ao passo que a imunização da população contra a covid-19 vai avançando no Brasil, a retomada gradual por viagens aéreas também vem aumentando junto. No mês de junho, por exemplo, a média da taxa de ocupação dos voos domésticos da Latam Airlines no Brasil cresceu 5% em relação aos meses abril e maio, que foi o período mais atingido pela segunda onda da pandemia, ficando na casa dos 81%.
Ainda em junho, vale lembrar, também houve aumento de 38% na oferta de assentos da Latam. Já em julho, a taxa de ocupação aumentou para 82% e espera-se que ela continue crescendo para perto dos 85% até o fim do ano de 2021.
Com as fronteiras internacionais fechadas para voos brasileiros, o Turismo doméstico acabou virando o grande foco e ganhou ainda mais força, com a região Nordeste como campeã de vendas em viagens a lazer, como explica Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam. “Salvador, Maceió e Natal são hoje os destinos mais procurados pelos nossos clientes. No último mês, acompanhamos um aumento de 70% na busca por esses voos, fazendo assim com que aumentássemos em 50% a oferta de assentos para essas localidades”, disse ele.
Cancun, dentre os destinos internacionais que recepcionam brasileiros, foi o mais buscado por clientes da Latam. “Lançamos o voo direto com duas frequências por semana em junho. Em julho, precisamos aumentar para três, haja vista que obtivemos lotação máxima no mês de estreia com média de mais de 95% de ocupação. É uma certeza de que, assim que as restrições para os voos internacionais caírem por terra, teremos uma boa retomada, principalmente com destino aos Estados Unidos. Quando isso ocorrer, estaremos prontos para isso”, afirmou Diogo.
Assim, acompanhando de perto essa demanda e o aumento do número de brasileiros imunizados, que a Latam começou a apostar na melhoria do setor ainda para esse ano de 2021 e começou então um processo de retomada gradual, porém otimista, alinhada sempre com esse cenário mais positivo e com o seu objetivo de “sair dessa crise mais forte do que entramos”, como disse Jerome Cadier, CEO da aérea.
Veja a seguir as principais movimentações feitas pela companhia nesse sentido.
- Malha aérea: retomada de 75% da oferta de assentos no mercado doméstico brasileiro em julho em relação ao mesmo período de 2019, aumentando de 310 para 418 voos diários, e de 20% do internacional com partida do Brasil, com o retorno de dois destinos no exterior: Paris e Bogotá. Até o fim do ano de 2021, a pretensão é de operar com 100% da oferta de assentos no Brasil em comparação com o período pré-pandemia. Assim que as restrições para voos internacionais caiam, a companhia tem intensão de retornar com os seus 26 destinos para fora do país.
- Frota: a Latam opera hoje no Brasil com 110 aeronaves, o que equivale a 74% da frota total no Brasil. A empresa espera ainda fechar 2021 com 85% do total, o que corresponde a 127 aeronaves voando todos os dias, com a espera de retomada de quase 100% de oferta de assentos referente ao período antes da pandemia. Atualmente, a companhia possui 149 aeronaves na frota brasileira com média de 10 anos de uso.
- Pessoas: a Latam é a única companhia aérea no Brasil que está trabalhando na contratação 750 tripulantes para seus voos e operações ainda este ano. Até agora, cerca de 250 já começaram a trabalhar, sendo que todas foram recontratados após o grande corte que a empresa precisou fazer em 2020, graças a pandemia. Ainda, no seu Centro de Manutenção na cidade de São Carlos (SP) já foram contratados cerca de 80 profissionais e, até o fim deste ano, a expectativa é de que ocorram mais 100 contratações temporárias, principalmente para atender a retomada do Projeto Retrofit, que tem como foco modernizar o interior das cabines.
- Cargas: a divisão de cargas da Latam anunciou, em maio de 2021, a ampliação de 11 para 21 aeronaves na frota de cargas de aviões Boeing 767 até 2023. Apenas no mês de julho, a previsão para todo o grupo era de 1.030 voos em aeronaves de carga, o que significa 20% a mais do que no mesmo mês de 2019. A Latam Cargo tem ainda uma frota mista de aviões para suas operações, podendo contar tanto com o porão das aeronaves com foco em voos de passageiros quanto os cargueiros dedicados.
Investimentos
A LATAM também frisou três iniciativas com foco na retomada do setor de viagens aéreas.
Retrofit: a previsão é de que, até setembro de 2022, serão reformuladas as cabines de 30 aeronaves Airbus A320 e A321 da frota da Latam Brasil, e também mais 44 aviões do mesmo modelo que pertencem às frotas das outras afiliadas do Grupo Latam. Esse processo, chamado de retrofit, é o maior investimento da história da LATAM – com cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste montante destinado especialmente para a operação da Latam Brasil.
- Inovação Tecnológica: o projeto já está em sua segunda fase, com o lançamento de uma funcionalidade exclusiva, o Latam Wallet, e uma nova experiência para o Latam Pass, que é programa de fidelidade da companhia. A nova experiência digital, que contou com lançamento em fevereiro, teve como foco de sua primeira fase quatro pontos: Novo fluxo de compra no site; Conta com perfil com todas as informações do cliente condensadas em um único lugar; Notificações personalizadas; e Check-in Automático.
- Sustentabilidade: no último mês de maio, o Grupo Latam ainda assumiu diversos compromissos com a sustentabilidade em quatro áreas: gestão ambiental, mudanças do clima, economia circular e valor compartilhado.
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