Desde o último sábado (4), os brasileiros que já tenham sido imunizados contra a covid-19 podem viajar para a Holanda, mas ainda assim precisarão cumprir até dez dias de quarentena. Caso realizem um teste ao cinco dias e o resultado seja negativo, o período de isolamento pode acabar.
A Holanda não é o único país abrir as fronteiras para brasileiros. Outros que já tomaram a mesma decisão são os seguintes:
- Bélgica;
- Alemanha;
- Finlândia;
- França;
- Suíça;
- Espanha;
- Portugal;
- Islândia.
Testagem antes de embarcar e segunda dose
Uma das exigências para embarcar com destino à Holanda é realizar um teste PCR negativo 48 horas antes do voo ou 24 horas antes no caso do antígeno.
Além disso, é necessário comprovar que a segunda dose de Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca ou a dose única da Janssen tenha sido aplicada com no mínimo 14 dias de antecedência.
Para a Janssen, caso sua aplicação tenha sido após 14 de agosto, é necessário aguardar 28 dias para embarcar.
Comprovante de vacina e multa
A imunização do viajante só se comprova oficialmente após preencher uma declaração proveniente do governo da Holanda, além de apresentar o certificado de vacina no ConectSus ou impresso.
O governo holandês garante que irá entrar em contato com o turista várias vezes e, caso o mesmo não esteja cumprindo todas as regras exigidas, estará sujeito ao pagamento de uma multa superior a 300 euros.
Veja o comunicado da KLM
A KLM serve o Brasil a Holanda por meio de voos diretos.
“Alinhada com a redução de restrições de circulação atualizada pelo governo holandês, a KLM passa a receber, a partir deste sábado (4), passageiros em viagens não essenciais à Holanda saindo do Brasil e que tenham completado a imunização contra a Covid-19 com um dos imunizantes que foram aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos ou autorizados emergencialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, realizar um teste PCR negativo de Covid-19 também é necessário. Os clientes devem apresentar, na hora do check-in no aeroporto, o comprovante de vacinação, em modelo físico ou digital, emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil e o resultado do exame negativo. A companhia reforça, ainda, que os passageiros precisam se atentar a todas as regras sanitárias adicionais que o governo holandês estabeleceu para a entrada e permanência no país, como por exemplo a necessidade de realizar o período de isolamento.
Atualmente, a KLM conta com um voo ao dia saindo de São Paulo com destino a Amsterdã e cinco ligações semanais do Rio de Janeiro com destino a capital holandesa. A KLM, que nunca parou definitivamente de atuar no Brasil, nem mesmo nos momentos mais agudos da pandemia da covid-19, está reconstruindo sua operação no Brasil desde meados de 2020, quando começou a retomada gradual de voos.
Caso queira saber mais informações e detalhes a respeito da entrada na Holanda para os brasileiros imunizados, basta visitar o TravelDoc da companhia, que está sujeito a atualização.”
Leia também: Grã-Bretanha não suspende restrições de viagens para brasileiros
Siga no Instagram: @balityviagens