A OAG, uma fornecedora global de dados de turismo, divulgou recentemente um ranking sobre a frequência e capacidade global de assentos de companhias aéreas, analisado em junho. Os dez maiores mercados domésticos em junho, segundo a OAG, são:
- EUA (91 milhões de assentos);
- China (70 milhões de assentos);
- Índia (15,6 milhões de assentos);
- Japão (11,6 milhões de assentos);
- Brasil (9,4 milhões de assentos);
- Indonésia (9,2 milhões de assentos);
- México (6,4 milhões de assentos);
- Austrália (6,2 milhões de assentos);
- Canadá (5,2 milhões de assentos);
- Espanha (5,2 milhões de assentos).
Neste mês, os EUA continuam a liderar como o maior mercado doméstico, expandindo ainda mais sua vantagem sobre a China. A capacidade doméstica dos EUA cresceu 6,3% este mês, resultando em 5,4 milhões de assentos adicionais em comparação com junho de 2023, totalizando 91 milhões de assentos. Isso coloca os EUA 21 milhões de assentos à frente da China, que tem 69,7 milhões de assentos, um aumento de 1,4% em relação ao ano passado.
Os mercados que registraram crescimento em junho foram Índia (+11,2%), Espanha (+7,9%) e Indonésia (+6,8%). Os outros cinco mercados no top 10, incluindo México, Brasil, Canadá, Austrália e Japão, registraram uma queda entre 4,9% e 1,9% em comparação com junho de 2023.
Regiões globais com maior capacidade de assentos
A capacidade global de assentos atingirá 510 milhões este mês, um aumento de 6,6% em relação a junho de 2023, continuando a tendência de crescimento dos últimos meses. Em termos de aumento de capacidade, três regiões reportaram altas superiores a 6 milhões de assentos em comparação com o mesmo mês do ano passado:
- Europa Ocidental: +7,4 milhões;
- América do Norte: +7 milhões;
- Nordeste da Ásia: +6,5 milhões.
A única região global a apresentar uma queda este mês é a América do Sul, com uma redução de 2,5% em relação a junho do ano passado. Curiosamente, a região com o maior aumento percentual é a alta América do Sul, com um crescimento de 15,6%, seguida pela Europa Oriental/Central (+14,1%) e pelo Norte de África (+13,3%).
Companhias aéreas que mais aumentaram a frequência de voos em junho
As companhias aéreas que mais aumentaram a frequência de voos este mês são:
- American Airlines: +17,2 mil voos;
- Ryanair: +9,1 mil voos;
- Delta Air Lines: +8 mil voos.
A Aeroflot apresentou o maior crescimento percentual, com um aumento de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre as 20 principais companhias aéreas, apenas duas reduziram a frequência de voos este mês em comparação com junho de 2023: Air Canada (-0,6%) e JetBlue (-7,1%, ou pouco mais de dois mil voos). Latam (+1.581 voos) e Azul (+329 voos) também se destacaram no ranking.
Leia também: Confira 4 tendências em cruzeiros nos EUA
Siga nosso Instagram: @balityviagens