Foi autorizado, pelo governo dos EUA, que funcionários consulares dispensem entrevistas, quando entenderem pertinente, presenciais para certos tipos de vistos, os quais já tenham sido aprovados pelo Serviço de Cidadania e Emigração do país. Tal regra tende eliminar o acúmulo dessas solicitações, medida tomada em razão da COVID-19.
Tal autorização é válida para os trabalhadores temporários, que solicitarem os vistos tipo H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, cumprindo certas condições, inclusive que a solicitação tenha sido feita a partir do seu país de residência ou nacionalidade.
O sócio fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre, informa que, se a pessoa já tiver qualquer visto aprovado anteriormente, e está solicitando alguns destes outros vistos, não haverá a necessidade de entrevista presencial, se for decidido pelo oficial consular.
O candidato não poderá ter tido visto recusado anteriormente, ou ter algum tipo de inelegibilidade aparente ou potencial, tendo cada tipo de visto suas regras específicas.
Cidadãos de países que participam do programa de isenção de vistos (VWP), de países como Espanha, Portugal, Austrália, Japão, Itália e França, também não precisarão fazer a entrevista presencial, se assim entender o oficial consular. Porém, como requisito, devem ter viajado anteriormente aos EUA, utilizando autorização obtida pelo sistema eletrônico de autorização de viagem (ESTA).
Os vistos H-2, F, M e J, os quais, anteriormente, era dispensada a entrevista, não precisaram até o fim de 2022, como prorrogação da regra anterior. Qualquer visto renovado dentro de 48 meses do prazo de validade, também poderão ser dispensados de entrevista pessoal.
Leia também: Suspensos os cruzeiros no Brasil até 18 de Fevereiro
Siga nosso Instagram: @balityviagens