Foi registrado por pesquisadores da Kaspersky, o crescimento do número de golpes de roubo de milhas que usam como chamariz as promoções de viagens e passagens aéreas. O levantamento indica que no país, são usados disparos de mensagens, de forma massiva, para indicar páginas falsas aos usuários, onde são simulados sites de companhias aéreas visando o roubo das credenciais para transferência de pontos ou milhas. Um desses golpes foi usado de forma inapropriada, na busca de visto para o México.
Os sites estão cada vez mais perfeitos, se parecendo efetivamente com os sites oficiais de companhias. São exibidos, inclusive, informações sobre voos reais para que se acredite que o site é verídico. Em um dos golpes, a vítima precisa informar seu CPF e senha para acesso ao falso site, conforme indica pesquisadores da Kaspersky.
A monetização desse tipo de fraude se dá quando, os criminosos, vendem os pontos adquiridos, através do roubo, de outras pessoas. E as informações usadas são aquelas colocadas nos sites falsos. Outro método, é a troca de e-mail e do telefone dos proprietários dos pontos, assumindo, assim, o controle sobre a conta do programa de milhagem. Com as senhas, os bandidos acessam as contas, e se a vítima entrar em outros sites, fornecendo os dados achando que é real, vários criminosos poderão roubar a milhagem.
Outro ponto importante, alertado pela Kaspersky, é a não percepção do roubo. O proprietário das milhas, sem saber, continua transferindo pontos para sua conta, alimentando a fraude, fazendo cm que o prejuízo seja maior. Por isso deve haver consulta frequente aos pontos de milhagem dos programas.
O Diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky, Fábio Assolini, diz que o crime cibernético se complexifica cada vez mais, e os criminosos aproveitam a sazonalidade para que a veracidade das informações seja melhor, enganam muitos usuários. O usuário deve se manter atento, para que se evite tais situações, conferindo sempre quem acessa o programa de milhagem e o saldo, pois todo cuidado é pouco.
A Kaspersky faz algumas recomendações para que se evite esse tipo de crime:
- Na barra de endereços do navegador, deve se verificar efetivamente para qual site que se está direcionando. Olhar a grafia do endereço e qualquer erro que possa aparentar, sem que se insira qualquer dado sensível como senhas.
- Apenas use sites confiáveis, oficiais, para o agendamento de estadia e compra de passagens;
- Não clique em links que não se sabe a origem, ou ela não tenha muita confiança;
- Em caso de sorteios, divulgados nas redes sociais, entre na página oficial do anunciante e verifique se é real;
- Todo cuidado com sua senha, pois ela é pessoal e intransferível. Ao se cadastrar em programas de milhas, use apenas uma senha exclusiva, sem ser cópia de outras;
- Use soluções de segurança para proteção, como antivírus, antispyware, precavendo ataques de phishing e spam.
Leia também: Disney lança MagicBand+ na quarta (27)
Siga nosso Instagram: @balityviagens