O Aeroporto do Guarujá teve sua primeira fase concluída pela Infraero e o projeto do terminal modular desmontável está concluído. A função principal desse terminal é de atender duas operações ao mesmo tempo de aeronaves com capacidade para 10 a 12 passageiros cada.
Para o projeto, a Infraero utiliza 21 containers montados em módulos, contando assim com uma área total de 302,40 metros quadrados. O local de montagem dos módulos é perto da entrada da Base Aérea de Santos e toda a obra deverá ser concluída até junho de 2022.
Além da vantagem de operar até duas aeronaves ao mesmo tempo, esse terminal modular terá também:
- Banheiros;
- Área de embarque e desembarque;
- Escritórios;
- Estacionamento.
Outras Obras no Aeroporto do Guarujá
Projetos de engenharia e licenciamento ambiental para cumprir exigências da Cetesb continuam acontecendo.
A companhia apresentou então a necessidade de confeccionar um Relatório de Regularização Ambiental por parte da Infraero. A Prefeitura do Guarujá juntamente com a Infraero estão trabalhando com empenho para elaborar o relatório e assim licenciar a obra. Isso é muito importante para que enfim se possa dar continuidade no projeto e então operar o Aeroporto em breve.
Adriana Ramos, a gestora do contrato afirma que o trabalho está dando bons resultados, sempre em conformidade com a Prefeitura.
Diversas manutenções já estão ocorrendo, com algumas inclusive concluídas. Algumas delas são as seguintes:
- Biruta;
- Vegetação cortada;
- Farol rotativo;
- Topografia.
Além dessas obras, reconstrução de pavimento da pista de pouso estão quase concluídos.
O contrato firmado em 2020 tem quatro fases, dentre elas:
- Certificação operacional para aviação comercial;
- Transferência da infraestrutura;
- Operações para aeronaves a jato de maior porte.
Paulo Eduardo Cavalcanti, superintendente de Operações da Infraero, afirma que a empresa terá sucesso na construção do espaço, que fará total diferença para a baixada Santista.
Os recursos para a obra em sua primeira fase estão estimados em R$3,6 milhões, destes, R$660 mil direcionados para a construção do terminal modular. A verba está sendo pleiteado pela Prefeitura para a Secretaria de Aviação Civil.
Leia também: União Europeia abre as portas para americanos vacinados durante o verão
Siga nosso Instagram: @balityviagens