Testes digitais em embarque aéreo começam. O reconhecimento facial está sendo um grande aliado da agilidade nos aeroportos nacionais. O Governo Federal começou no último dia 11 de março os testes do embarque 100% digital, no Aeroporto Santos Dumont.
O projeto Embarque + Seguro utiliza ferramentas de reconhecimento que dispensam a apresentação do cartão de embarque e até mesmo do documento de identificação.
Criado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, o projeto visa tornar os embarques aéreos mais seguros e muito mais ágeis para todos, passageiros e colaboradores.
Apesar de já ser uma ferramenta utilizada em outros locais do mundo, o reconhecimento facial em aeroportos ainda é novidade no Brasil, contando com tecnologia do Sepro, que conta com uma base de dados que consegue, em instantes, validar e conferir dados importantes dos passageiros.
Testes Digitais no Santos Dumont
Tendo sucesso em seus testes digitais no Aeroporto Santos Dumont, o Embarque + Seguro será implementado em outros locais do Brasil, visando a ampliação desse projeto.
A ideia é que, até o segundo trimestre de 2021, os testes continuem no Rio de Janeiro. Irão haver também testes parecidos em São Paulo e Minas Gerais, nos aeroportos de Congonhas e Confins, respectivamente. O Ministério da Infraestrutura ainda informou que o objetivo é que todo o processo esteja concluído até junho.
Como é feita a checagem
Segundo informações da Infraero, o Embarque + Seguro irá permitir o acesso a outro grupo de aeroportos que também usam a mesma tecnologia. O tempo
para verificação das informações de cada passageiro é de aproximadamente 2 segundos, o que é um tempo bem reduzido.
A maior vantagem, sem dúvidas, é a celeridade dos procedimentos de embarque. Além disso, não é necessário manusear papéis e outros tipos de matérias, o que ajuda a manter a segurança em relação ao vírus da COVID-19.
Leia também: Brasil e Argentina continuam com fronteiras abertas entre si
Siga nosso Instagram: @balityviagens