A Iata revelou os números do tráfego aéreo global referentes a maio, que apontam um aumento forte e contínuo na procura por viagens aéreas.
O tráfego total do período de tempo (registrado por passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) cresceu 39,1% em comparação com maio de 2022. Mundialmente, o tráfego registrou 96,1% dos níveis de maio de 2019 (pré-pandemia).
Já o tráfego doméstico de maio aumentou 36,4% se comparado com o mesmo mês do ano anterior. O total do tráfego doméstico em maio de 2023 marcou 5,3% a mais do que o nível de maio de 2019. Assim, esse é o segundo mês consecutivo em que o tráfego doméstico supera os níveis pré-pandemia.
Enquanto isso, o tráfego internacional aumentou 40,9% em relação a maio de 2022, com todos os setores do mercado revelando um forte crescimento, liderados mais uma vez pelas aéreas da região da Ásia Pacífico. Os RPKs internacionais registraram 90,8% dos níveis de maio de 2019, com as aéreas da América do Norte e do Oriente Médio superando os níveis pré-pandemia.
A taxa total de ocupação do setor cresceu e atingiu 81,8%, com as companhias da América do Norte registrando 86,3%, oresultado mais promissor entre as regiões.
“Tivemos boas notícias em maio. As aeronaves estavam cheias, com a taxa de ocupação média atingindo 81,8%. Os mercados domésticos relataram crescimento acima dos níveis pré-pandemia. E, com a chegada da temporada movimentada de viagens de verão no hemisfério norte, a demanda internacional atingiu 90,8% dos níveis pré-pandemia”, afirmou Willie Walsh, o diretor geral da Iata, .
Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico registraram um aumento de 156,7% no tráfego de maio em comparação com o mesmo mês de 2022, mantendo o bom ritmo desde a retirada das últimas restrições de viagens na região no início de 2023. Além disso, a capacidade aumentou em 136,1% e a taxa de ocupação cresceu 6,4 pontos percentuais, marcando 80%.
As aéreas da Europa registraram aumento de 19,8% no tráfego de maio em relação ao mesmo mês de 2022. A capacidade aumentou 14,2% e a taxa de ocupação subiu 3,9 pontos percentuais, atingindo 84,4%.
As aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 30,8% no tráfego em comparação com maio do ano anterior. Já a capacidade cresceu 25% e a taxa de ocupação subiu 3,6 pontos percentuais, atingindo 80,2%. A região está liderando a recuperação do setor, com o tráfego de maio 17,2% acima dos níveis de 2019.
As empresas da América do Norte apresentaram crescimento de 31% em maio em comparação ao mesmo período de 2022. A capacidade cresceu em 23,2% e a taxa de ocupação aumentou 5,1 pontos percentuais, atingindo 85,1%, a maior entre as regiões.
Enquanto isso, as companhias da América Latina apontam um incremento de 26,3% em relação ao mesmo mês de 2022. A capacidade de maio teve um crescimento de 27,3%, um aumento significativo, e a taxa de ocupação caiu 0,7 pontos percentuais, atingindo 83,8%. Esta região foi a única que registrou um crescimento de capacidade superior ao aumento de tráfego no mês.
As transportadoras da África apontam um aumento de 45,2% em maio em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou em 44,2% e a taxa de ocupação cresceu 0,5 pontos percentuais, atingindo 68,8%, a mais baixa entre as regiões.
Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros
O tráfego doméstico no Brasil aumentou 8,6% em maio em relação ao ano anterior. Sendo este o mercado com recuperação total mais recente, revelando um tráfego 6,5% acima dos níveis pré-pandemia (maio de 2019).
Enquanto isso, o tráfego doméstico do Japão cresceu 39,0% em maio em comparação a 2022, o melhor resultado depois da China, marcando assim 99,8% dos níveis pré-pandemia.
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