Os brasileiros que estão totalmente imunizados serão aceitos para entrada no Canadá a partir de 7 de setembro. O anúncio aconteceu por meio Agência de Segurança Pública do país, em 19/07. Os imunizantes inicialmente aprovados pelo Canadá são AstraZeneca, Pfizer-Biotech, Moderna e Janssen.
O governo canadense ainda não disse nada sobre a possibilidade de liberar a entrada dos vacinados com CoronaVac, a vacina mais aplicado no Brasil, mesmo com a aprovação pela OMS para uso emergencial .
As fronteiras do Canadá irão reabrir para viajantes dos Estados Unidos já a partir de 9 de agosto e no outro mês para viajantes imunizados provenientes de todas as partes do mundo, incluindo os brasileiros, caso a situação do Covid-19 no Canadá se mantenha favorável.
“Em 7 de setembro de 2021, contando que a situação da doença vai se manter controlada dentro do país, o governo do Canadá tem a intensão de abrir as fronteiras a todos os viajantes totalmente vacinados que tiverem cumprido o ciclo de vacinação completamente, com uma vacina aceita pelas nossas autoridades pelo menos 14 dias antes de entrar no país. O turista também precisará cumprir outros requerimentos”, diz comunicado oficial do Canadá.
Os turistas precisarão utilizar o programa ArriveCAN, em aplicativo ou portal, para enviar suas informações. Se estiverem elegíveis para entrar no país e cumprir todos os requisitos, esses viajantes não terão de passar por quarentena para entrar.
Assim, o viajante estrangeiro deverá carregar sempre uma cópia digital ou impressa do comprovante de imunização, em inglês ou francês, em todos os momentos de sua viagem.
Teste PCR continua obrigatório até mesmo para quem está imunizado
Dentre os requisitos exigidos pelo ArriveCAN, está a apresentação do teste PCR negativo feito antes do embarque. Essa medida se estende até mesmo para aqueles que já estão imunizados.
“A todos os viajantes, independentemente de seu status de vacinação, será exigido um teste PCR antes de entrar no Canadá”, aponta o comunicado.
Para aumentar a segurança e conseguir identificar possíveis novas variantes e comprovar a eficácia das vacinas, o governo está introduzindo uma estratégia para ser aplicada no momento pós chegada dos viajantes totalmente vacinados valendo a partir de agosto.
Nele, o visitante pode ser selecionado de forma aleatória pelas autoridades canadenses assim que chegar na fronteira para realizar um teste. Este seria um teste de reforço, pós-chegada, além ainda do teste realizado antes do embarque, que já é obrigatório.
Lembre-se de checar sempre as regras vigentes antes de embarcar, já que as informações mudam sempre em tempos de pandemia.
AIR Canada e estudantes
A Air Canada já informou que irá retomar os voos entre Brasil e Toronto a partir de 3 de setembro. A companhia aérea irá fazer a rota três vezes por semana até 31 de outubro, operando às terças, sextas e domingos do Brasil para o Canada e às segundas, quintas e sábados do Canadá para o Brasil. A partir de 1º de novembro os voos voltam a acontecer sempre com frequência diária.
A aeronave que será utilizada na rota é a B787-9 Dreamliner.
O governo do Canadá também incluiu o Brasil no programa fast-track para estudantes internacionais. O The Student Direct Stream tem como foco acelerar o processo de autorização de estudo para os viajantes que desejam estudar em uma instituição de ensino aprovada pelo governo canadense. Sendo assim, Universidades, ensino médio, escolas de idioma e outras instituições estão inseridas no programa.
Além disso, também foi divulgado que os estudantes podem ter acesso ao plano de vacinação das províncias do Canadá.
Leia também: Liberadas as fronteiras da França: veja ofertas e conheça regras
Siga nosso Instagram: @balityviagens