OS governos do Japão e do Canadá devem anunciar flexibilização do controle e restrição de entrada de viajantes, seguindo uma tendência global. Conforme matéria divulgada na Forbes, o Canadá não mais exigirá o teste PCR negativo obrigatório antes do embarque, para aqueles que estão totalmente vacinados. Já matéria do The Japan News informa que o país asiático deve liberar a entrada de passageiros corporativos e estudantes a partir de março, uma vez que a regra válida hoje é a de que não residentes não podem ingressar no país.
SOBRE O JAPÃO
Hoje é proibida a entrada de estrangeiros não residentes, uma vez que a medida visa à não propagação do vírus no território japonês, principalmente da ômicron. O jornal The Japan News informa que o governo do país está estudando se deve estender ou não os controles, os quais permanecem em vigor até o fim do mês.
Houve diversos pedidos de partidos políticos locais e de empresas para que as regras não mais vigores e sejam abrandadas, sendo que a conclusão do governo é a de que as medidas de restrição e controle de fronteiras diminua tendo em vista que a nova cepa já ter se tornada maioria e dominante nos casos internos.
O número máximo de entradas no Japão, diariamente, é de 3,5 mil pessoas, contudo, há o planejamento do governo para que se aumente esse número para 5 mil. O anúncio da mudança é esperado para o fim desta semana, após análise do estágio atual de infecção.
SOBRE O CANADÁ
Quem deseja visitar o Canadá, deve apresentar teste molecular negativo, feito antes do embarque em voo ou chegada na fronteira terrestre, em até 72 horas. Contudo, o governo prevê descartar esse requisito de teste PCR, até o fim de fevereiro, conforme o Canadian Broadcast Corporation e outros veículos de imprensa, que citam fontes do alto governo canadense.
Jean-Yves Duclos, Ministro da Saúde do país, em entrevista coletiva na sexta-feira, dia 11/02, disse que o pior cenário da última onda de COVID-19 já ficou para trás, e o governo vai continuar ajustando as medidas, devendo ser capaz de comunicar qualquer mudança estabelecida na semana do dia 14/02. Theresa Tam, diretora de saúde pública, confirma que as restrições estão sendo reavaliadas pelo governo.
Na semana do dia 01/02, funcionários da Air Canada e West Jet, companhia aérea do país, e do Aeroporto Internacional de Toronto, Pearson, redigiram correspondência aberta às autoridades de saúde do Canadá, pedindo que houvesse a reavaliação das restrições e a suspensão dos requisitos de testes para viajantes vacinados.
Leia também: Fronteiras Reabertas na Grécia, para viajantes brasileiros
Siga nosso Instagram: @balityviagens