Os resultados de uma pesquisa inédita que foi realizada pela Mastercard a respeito de experiências revelam que, depois do período da pandemia, os consumidores passaram a reconhecer ainda mais a importância do desenvolvimento pessoal e estão mais impelidos a investir tempo e energia em experiências que possam oferecer uma sensação mais duradoura de bem-estar.
O estudo mostrou ainda que 88% dos brasileiros preferem ter experiências que possam desfrutar juntamente com a família e amigos, com 68% colocando as experiências acima dos bens materiais.
A parte disso, 79% disseram ainda que estão sempre procurando novos lugares para visitar além de fazer coisas inéditas ao mesmo tempo em que aprendem sobre outras culturas. De acordo com os entrevistados, ter uma boa oportunidade para criar um vínculo afetivo com as pessoas que amam é o fator mais determinante para que uma experiência como essa tenha um valor inestimável e único.
“A Mastercard tem sido, há anos, uma marca que oferece a possibilidade das pessoas se conectarem entre si e também com suas maiores paixões. A pandemia fez com que consumidores de todas as partes do mundo repensassem o que queriam com essas experiências, fazendo então com que as marcas modifiquem a forma de como entregá-las. Os resultados da pesquisa ajudaram a entender o que é mais importante para as pessoas atualmente, e quais dessas experiências podemos ofertar, de forma a auxiliá-las a ter memórias que não tem preço”, afirmou a vice-presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil, Sarah Buchwitz.
Preocupação maior com o bem-estar
Durante o período da pandemia, 35% dos cidadãos brasileiros afirmaram que estavam mais preocupados com o bem-estar propiciado pela tecnologia e 40% em atividades que trazem relaxamento. O foco em cuidar de si próprios para conseguir chegar num patamar de maior resiliência fez com que aumentasse o número de pessoas que priorizassem o bem-estar mental (93%), emocional (93%) e físico (91%). A maioria das pessoas percebeu que, para se conectar de uma forma mais adequada, precisam estar bem com si próprios.
Passando cada vez mais tempo em casa, as pessoas passaram a depender cada vez mais da tecnologia para trabalhar até mesmo para lidar com amigos e família. E agora, essas pessoas querem cada vez mais relaxar, fazer atividades de lazer e até mesmo focar em relaxar. De acordo com os dados da pesquisa, 43% dos brasileiros disseram que é importante se manter fora da internet por um tempo, sem passar por interrupções de qualquer tipo. Quando questionados a respeito das atividades preferidas, eles optaram por passeios ao ar livre: há um interesse comum a maioria das pessoas em aproveitar a natureza como forma de fugir do cotidiano acelerado. A preferência é maior ainda por viagens terrestres, exercícios físicos e passeios a lugares isolados, assim como acampar e fazer caminhadas.
Experiências com família e amigos
Aproveitar boas companhias e momentos com os familiares é uma das coisas mais importantes para os consumidores em ao redor do mundo. No Brasil, 76% dos que passaram pela pesquisa, afirmaram fazer um esforço ainda maior para reservar tempo livre para passar momentos com amigos e familiares.
Ainda de acordo com a pesquisa, 61% dos consumidores brasileiros enquadram “bons momentos” como aproveitar o tempo com as pessoas que mais gostam e 44% como fazendo alguma coisa interessante e agradável. Fora isso, 74% ainda disseram preferir experiências que sejam benéficas para diversos grupos diversos de pessoas. Para 41% dos brasileiros, é primordial que se sintam aceitos e possam ser eles mesmos ao mesmo tempo que aproveitam as experiências e tempo de qualidade com os outros.
“Depois de um ano com tantas restrições na vida a que estavam habituados, os consumidores têm um desejo acumulado por experiências que sejam realmente inesquecíveis e que tenham a ver com o momento atual. Depois da pandemia, não esperamos que as pessoas procurem um grande número de experiências, mas que busquem aquelas que são mais memoráveis, ou seja, coisas que jamais se esquecerão e que poderão relembrar por meio de histórias, crescimento pessoalç ou que tenham impacto em suas comunidades”, Afirmou ainda o presidente da Kantar Global, Wayne Levings.
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