Viajantes que estão com o ciclo vacinal completo, não mais precisarão apresentar teste negativo de COVID-19 para ingresso na França. Tal medida já é válida e a comprovação de todas as vacinas é a única exigência para se entrar no país, não importando qual seja o país de origem. Outro documento exigido é o formulário sobre a saúde do passageiro, assinado pelo viajante.
Tal alteração tem o respaldo por estudo técnicos sobre a pandemia no país e as regras da União Europeia em relação ao assunto. A nova fase da pandemia, a qual é caracterizada pela predominância da variante ômicron, na maioria dos países, e um elevado índice de vacinação, houve a decisão de se avançar com a derrubada da exigência, pelo sistema de controle sanitário francês nas fronteiras, para os viajantes já vacinados, conforme comunicado oficial do governo da França.
QUE VACINAS SÃO ACEITAS NA FRANÇA
O país adota o conceito de vacinação completa para aqueles que ingressarem, após 28 dias, pelo menos, da dose única da Janssen, ou sete dias após a segunda dose de Comirnaty/Pfizer, Covishield/AstraZeneca/Vaxzevria e Moderna.
A Coronavac, de forma isolada, não é aceita para o ingresso no país. Porém, aqueles que tomaram a dose de reforço (terceira dose) de algumas das vacinas acima, pode ingressar.
Caroline Putnoki, diretora do escritório de turismo da França para a América Latina, informa que o prazo para quem tomou apenas duas doses é de quatro meses. Assim, as pessoas que tomaram a segunda dose das vacinas aceitas pelo país, há mais de quatro meses, não poderão ingressar na França e nem ir aos pontos turísticos, onde deverão comprovar uma dose de reforço mais recente.
Já, continua a diretora, para as doses de reforço, seja terceira ou quarta, não existe limite de tempo, sendo que, aqueles que tomaram há mais de quatro meses poderão ingressar no país.
Os quatro meses valem apenas para aqueles que tem a dose única da Janssen ou duas doses das outras. Conclui dizendo que o que importa mais para o país é a dose de reforço, então aqueles que tomaram, Brasileiros inclusive, as duas doses da CoronaVac e mais uma de Pfizer, são aceitos para ingresso.
COMPROVANTE IMPRESSO E CONECTSUS ACEITOS NA FRANÇA
A diretora diz que os comprovantes de vacinação brasileiro, de forma impressa, é aceito como documento hábil para ingresso. O aplicativo ConectSus também é aprovado.
FLEXIBILIZAÇÃO FRANCESA
O primeiro sinal de reabertura do país é a não exigência de teste negativo, sendo um sinal positivo para que haja a flexibilização, beneficiando o consumidor e o mercado. Mas há mais coisas boas por vir, tendo que ficar de olho, uma vez que a tendência é a flexibilização gradual das regras sanitárias, comenta a diretora.
Em 28 de fevereiro próximo, a regra de usos de mascaras em ambientes fechados não mais será obrigatória em todo o país. Somente será necessário o uso em ambientes que exijam a vacinação contra o COVID-19 em sua entrada. Transporte público e locais fechados, não sujeitos a passaporte vacinal, ainda terá a obrigatoriedade de uso de máscara.
Leia também: Brasil exigirá demonstrativo de vacinação de crianças
Siga nosso Instagram: @balityviagens