O Conselho Nacional Empresarial Turístico (CNET) aponta a retomada dos vistos eletrônicos do México para brasileiros como um grande avanço e se pronunciou a favor da medida, vale lembrar que o Brasil sempre foi um dos principais emissores de turistas para o destino.
“O CNET reconhece a decisão do governo mexicano de colaborar com o Brasil, que era um mercado que havíamos perdido e desde o início deste ano insistíamos que deveria ser recuperado”, destacou Braulio Arsuaga, o presidente do Conselho Nacional Empresarial Turístico.
Vale ressaltar que Brasil e México decidiram adotar, de maneira bilateral, um sistema de vistos eletrônicos para tornar mais fácil o deslocamento dos viajantes entre ambos os países. O acordo foi oficializado em Bruxelas, durante reunião entre a União Europeia e a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac).
Perda de US$ 123 milhões do Brasil
Três meses atrás, nas negociações do CNET, Arsuaga pediu a facilitação do ingresso de turistas brasileiros no México, ressaltando que o Brasil chegou a ser o terceiro principal mercado emissor para o país.
Já no que diz respeito ao mercado de viagens ao Exterior, o Brasil está em primeiro lugar na América Latina, sendo um dos mais importantes do mundo.Em 2022, o País foi o principal mercado de viagens na América Latina, é estimado que foi o vigésimo mercado mais importante a nível mundial.
O México abortou a exigência do visto eletrônico para cidadãos brasileiros em agosto de 2022, e desde então até março deste ano calcula-se que o país teve uma perda de 92.784 turistas brasileiros, o que significa uma perda de US$123,5 milhões (mais de R$600 milhões). Durante esse período, o Brasil deixou, pela primeira vez, de marcar presença no ranking dos 10 principais emissores de turistas para o México.
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